Sebrae mapeia cadeia produtiva do turismo náutico RJ/Costa Verde

16/07/2011 09:24

 

 

Estudo pioneiro analisa atividades realizadas pelas marinas e pequenos barcos na Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro, região líder do segmento no país

 

 São Paulo - Quem visita a Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro, e utiliza os serviços do turismo náutico tem um perfil diferenciado, capaz de revelar a importância do segmento para impulsionar a economia da região. É o que apontam dados preliminares do Mapeamento da Cadeia Produtiva do Turismo Náutico na Costa Verde (RJ), que será lançado na íntegra em outubro, durante a Abav 2011 – 39ª Feira das Américas e Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, no Rio de Janeiro. 

O estudo pioneiro, com enfoque em marinas e pequenas embarcações, foi realizado pelo Sebrae no Rio de Janeiro em parceria com a Capitania dos Portos do estado, as secretarias de turismo dos municípios da Costa Verde, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio).

“Em sua maioria, os turistas náuticos são profissionais liberais ou empresários, entre 40 e 50 anos, com alto poder aquisitivo, que gastam, em média, até cinco vezes mais que um turista convencional”, explicou a coordenadora de Projetos de Turismo do Sebrae no Rio de Janeiro, Vanessa Cohen, durante.a mesa de debates Inovações no Turismo Náutico, no 6º Salão de Turismo, em São Paulo, na noite de quarta-feira (13). O evento acontece até o próximo domingo (17), no Anhembi.

Além de contar com público que não economiza com gastos em lazer, o turismo náutico na Costa Verde tem grande potencialidade, ainda reprimida por falta de estrutura, qualificação e formalização. Muitos dos pequenos barcos que realizam passeios pelas ilhas da Costa Verde eram utilizados para pesca. Além disso, o levantamento identificou que há saturação desnecessária em alguns trechos. Dentre as 20 possíveis rotas marítimas mapeadas, apenas duas são muito visitadas. O estudo será entregue às secretarias de turismo e aos empresários do setor. Servirá  para orientá-los sobre a importância da profissionalização e formalização no desenvolvimento de estratégias para aumentar o fluxo turístico, com qualidade de serviços e criação de rotas diferenciadas.

Fórum náutico

“Essa estruturação é importante para o desenvolvimento dos negócios náuticos. Em todas as etapas do mapeamento foi identificado entrelaçamento das atividades de turismo com as da indústria. Se não houver planejamento e infraestrutura, esse segmento não se amplia”, avalia Vanessa. “A presença dos micros e pequenos empreendedores é preponderante neste ramo. Na hora em que se coloca um barco na água, eles são responsáveis por quase a totalidade dos serviços prestados aos usuários”, acrescenta o presidente do Sindicato Nacional da Indústria Naval e Offshore, Luís Henrique Ferreira.

Para melhorar esse diálogo entre os prestadores de serviços de turismo e a indústria náutica, foi criado o Fórum Náutico Fluminense. Estabelecido dentro da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro com apoio do Sebrae, o grupo busca aperfeiçoar as atividades do segmento no estado, líder nacional nesse tipo de negócio.

“A proposta de trabalhar o encadeamento produtivo integrando a indústria e o turismo náutico proporciona análise mais completa sobre como é possível gerar oportunidades. Até agora, os estudos eram isolados. Na indústria, sabe-se que a construção de um barco emprega até sete pessoas, mas não a totalidade de postos de trabalho gerados quando a embarcação está pronta e em uso”, analisou a mediadora do debate e responsável pelos Projetos de Turismo do Sebrae, Valéria Barros.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil
Até domingo (17), no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo)




https://www.agenciasebrae.com.br/noticia/12114989/servicos/sebrae-mapeia-cadeia-produtiva-do-turismo-nautico/

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217