Pecam qualifica Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba

01/08/2011 12:33

Pecam qualifica Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba

 

Representantes dos municípios participaram durante a semana de curso de capacitação em gestão de convênios e gerenciamento de projetos

 

Iniciado em 2009, o Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam), idealizado e coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio) da Casa Civil, realiza durante semana o quarto curso de capacitação de municípios em gestão de convênios e gerenciamento de projetos. O encontro, que reúniu representantes de Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba, Quissamã, Paraíba do Sul e Carapebus, começou na terça-feira (26), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Centro do Rio.

Técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), agente financeiro de repasse de recursos federais para os municípios, também participam ontem do último dia do seminário abordando questões relativas à burocracia para liberação de verbas e o sistema de controle de sua aplicação.

Dos 92 municípios fluminenses, 75 já aderiram ao programa. O Pecam presta consultoria às prefeituras sobre adimplência junto ao Tesouro Nacional, gerência de projetos e convênios, diversificação de fontes de financiamento e acesso a recursos disponíveis, através de capacitação presencial, acompanhamento permanente da situação dos municípios e orientação para a criação de escritórios de gerenciamento de projetos locais. “O objetivo do treinamento é incentivar a autonomia dos municípios para que identifiquem, controlem e sanem eventuais problemas relacionados à gestão de projetos e convênios. Pretendemos levar o programa ao maior número de municípios do estado. Além da melhoria na gestão, incentivamos as prefeituras a identificarem programas do governo federal que estão abertos à captação de recursos e a priorizarem os projetos conforme as reais necessidades dos habitantes”, detalhou a superintendente de Convênios do EGP-Rio, Dulce Botto.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Wilson Beserra, elogia a iniciativa do Governo do Estado de, segundoele, primeiro conscientizar as administrações municipais da necessidade de captação de recursos e depois orientá-las sobre a melhor forma de consegui-los e gerenciá-los. “A maioria dois municípios está bastante atrasada nesta questão de captação e execução de recursos e de projetos. O curso é importante para nós porque ele é completo e nos dá um total esclarecimento sobre esses assuntos”, frisou o representante de Seropédica. 

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217