MANGARATIBA - Carnamar, blocos e trios elétricos garantem a folia na cidade

08/02/2013 12:42

 

Carnamar, blocos e trios elétricos garantem a folia na cidade

CARNAVAL 2013

Prefeitura e Rádio FM O Dia preparam o maior Carnaval da Costa Verde

Uma multidão está sendo esperada para pular o Carnaval em Mangaratiba. (FOTO DIVULGAÇÃO PMM)

Mangaratiba já começa a respirar Carnaval. Com a definição dos locais e horários de desfile dos blocos carnavalescos, a secretaria de Turismo e Eventos apresenta a programação oficial, que contará com novidades. Este ano, o famoso e tradicional Carnamar vai distribuir em prêmios R$ 20,5 mil para as melhores embarcações. Na orla dos distritos e bairros que possuem praias, animação garantida com trios elétricos e palco fixo, ambos com som mecânico. A rádio líder de audiência no estado, FM O Dia, será a responsável pela promoção do Carnaval.

A secretaria de Turismo pretende fazer o maior evento da região, com o objetivo de resgatar a essência da festa de Momo. Os blocos, trios e o Carnamar vão animar o público com os ritmos de marchinhas, axé e sambas de enredo. A Prefeitura de Mangaratiba envolverá ainda diversos setores durante os dias de evento, como as secretarias de Saúde, Segurança, Defesa Civil, entre outros.

Blocos e trios elétricos animarão as principais ruas e orlas do município. (FOTO DIVULGAÇÃO PMM)

Passarelas dos blocos

Uma das novidades do Carnaval de Mangaratiba será o circuito dos blocos. Agora todos os 56 blocos carnavalescos terão locais específicos para o desfile, de acordo com o distrito ou bairro. Outra novidade para 2013 será o tempo para concentração, com duas horas, e para desfile, mais duas horas. Assim, cada agremiação terá quatro horas para realizar seu carnaval.

Em Itacuruçá, eles se concentram na Rua Itaguaí, em frente ao estádio, seguem pela Rua Celina, viram pela Rua Evelina, avançam pela Rua Orlandina e terminam o desfile na Avenida Santana, em frente ao Centro Cultural.

Na Praia do Saco, a concentração será na areia em frente ao Ciep Candido Jorge. Em seguida, seguem pela Avenida Rio de Janeiro até virar à direita na Avenida São João Marcos, onde finalizam o desfile.

 

No Distrito de Muriqui, a concentração será na Avenida Sete de Setembro, na Praça do Skate. A partir dali atravessam a linha férrea e ganham à Avenida das Nações Unidas até virar à esquerda na Rua Cacique. Em seguida, ganham à Avenida Beira Mar até o final, com a dispersão na altura da Barraca do Kabeça.

Em Conceição de Jacareí, o circuito começa com a concentração na Rua Projetada, próximo ao DPO do local. Após passar em frente à subprefeitura de Jacareí, os blocos viram à esquerda em direção à orla, seguindo até o fim da Rua Sebastião da Cunha, terminando os desfiles em frente à Praça Carlota Joaquina.

 

Carnamar: o evento mais aguardado e disputado pelos foliões

A maior festa do mar mais uma vez pretende animar a galera. O Carnamar, que acontece todo domingo de Carnaval, é aguardado pelos foliões e este ano aumentou a premiação para R$20,5 mil a ser distribuída aos melhores nos quesitos Alegoria, Animação e Originalidade. O evento marítimo acontece há mais de 15 anos e reúne todos os tipos de embarcação, desde os pequenos até os grandes barcos. Para animar o evento uma balsa gigantesca e um som potente concentram a festa. São aguardadas mais de 500 embarcações. Este ano as lanchas de pequeno porte não participarão da categoria Animação.

As inscrições para participar do Carnamar podem ser feitas na secretaria de Turismo, no Centro, Iate Clube de Itacuruçá, Centro de Informações Turísticas (Itacuruçá) e Marina Porto (Itacuruçá). É indispensável à apresentação da cópia do Título de Inscrição da Embarcação (TIE).

 

Estrutura e segurança

O Carnamar é comandado por um som mecânico que vem de uma balsa gigantesca, também conhecida como chata. Algumas embarcações também investem em seus próprios sons, inclusive com a contratação de DJs e bateria de escola de samba.

O evento conta com apoio da Capitania dos Portos de Itacuruçá, lanchas do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, uma lancha com paramédicos da secretaria de Saúde, uma embarcação para a Guarda Municipal e Polícia Militar. Haverá ainda pontos de apoio na orla de Itacuruçá e Muriqui, com ambulância com efetivo necessário para qualquer incidente.

Carnamar 2013, considerado melhor evento náutico da região. (FOTO DIVULGAÇÃO PMM)

Trajeto

A concentração do evento é na Praia Grande, na Ilha de Itacuruçá, onde é dada a largada oficial com uma queima de fogos, às 11h. A partir daí eles seguem para Muriqui, cruzando as ilhas do Batuque e Jardins. O encerramento acontece em Itacuruçá, local onde são conhecidos os vencedores. Abaixo o quadro de premiação.

(fonte:Jornal Atual)

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217