Mangaratiba e cidades vizinhas formam o Comitê de Bacia Hidrográfica da região.

06/03/2012 12:07

 

 

 O município de Mangaratiba e as cidades vizinhas Angra dos Reis e Paraty deram um importante passo para garantir a proteção de suas águas e áreas com a implantação do projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande (Projeto BIG). No mesmo evento foram empossados os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Ilha Grande (CBH-BIG). A apresentação aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 29, no Hotel Portogalo, em Angra dos Reis. Entre as autoridades que participaram estavam o secretário de Estadual do Ambiente (SEA), Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, e o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Mangaratiba, Antônio Xavier. A bacia da região é nona e última a ser formada no estado.

 O CBH-BIG á formado pelo poder público (federal, estadual e municipal), usuários de recursos hídricos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de conservar e recuperar corpos d’água e garantir o uso sustentável e racional dos recursos hídricos. O projeto BIG envolve quatro áreas, com planejamento, política e fortalecimento institucional; biodiversidade e áreas protegidas; monitoramento e mitigação das principais à qualidade ambiental da região; envolvimento e participação pública e social. As prefeituras atuam juntamente com o setor produtivo e sociedade civil. Outro destaque é que o projeto já nasce fortalecido, pois conta com recurso para planos, projetos, estudos e obras.

 Marilene Ramos enfatizou o ganho que a região terá com a implantação do comitê. “O Estado está em evolução. Por isso, temos que chegar e agir antes à BIG com planejamento e articulação para não ocorrer como as baías de Guanabara e Sepetiba, ambas poluídas. O Inea e a SEA apóiam o projeto irrestritamente. Exemplo de comprometimento foi o fim dos lixões de Mangaratiba e Paraty. Vamos avançar com a Gestão Integrada, pois ninguém quer que a região pare de se desenvolver, no entanto, queremos segurança”.

 Para Carlos Minc o projeto e a criação do comitê surgem para garantir o bom uso hídrico da região. “Isso não era assim há 20 anos. Não tinha essa representatividade, pois não tem só ambientalista, todos estão envolvidos. Mas, simultaneamente, a região tem que se desenvolver e preservar. O melhor investimento é a prevenção. Pensavam que este projeto iria acabar e prejudicar a região. No entanto, o comitê vem para melhorar e incentivar atividades como o turismo e pesca, mas com organização. Isso gera o que chamamos de “desenvolvimento e emprego verde”.

 Mangaratiba no projeto.

 “Mangaratiba será beneficiada a médio e longo prazo com as implantações do BIG e do APA Marinha (Área de Proteção Ambiental Marinha de Ilha Grande, atuação nas costas), pois vão ajudar a inibir irregularidades, pois teremos suporte. Mangaratiba está em fase de transição. Com aporte financeiro vamos preservar e desenvolver ações. Assim como o Comitê Guandu, estes serão fundamentais para a cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente Antônio Xavier.

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217