Canamar de Paraty foi cancelado pela Prefeitura

26/01/2013 11:21

A Prefeitura de Paraty, com a orientação do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos, suspendeu o Carnamar deste ano.
O evento, que tem como conceito levar o Carnaval para o mar, reúne grupos em embarcações que competem nos critérios de decoração e animação. Os barcos saem acompanhados de bandas musicais.
Preocupado com a segurança dos participantes, o Secretário de Turismo, Wladimir Santander, consultou o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos de Paraty. Ambos os órgãos mostraram-se a favor do cancelamento neste ano, já que não seria possível reformular a estrutura do evento a tempo da realização.
A principal preocupação quanto à forma como o Carnamar vem acontecendo nos últimos anos é em relação ao abuso de álcool. Os jovens levam em seus barcos grandesquantidades de bebida alcoólica. Esse cenário é agravado pelo fato de que os participantes se encontram em meio aquático, o que por si só aumenta as chances de acidentes.
- Em 2012, tanto no extra-oficial quanto no Carnamar oficial, fizemos inúmeros atendimentos de jovens, na maioria dos casos menores, embriagados, em estado de coma alcoólico – afirmou o Capitão-Tenente Agente da Capitania dos Portos, Edson Roberto de Santana Monteiro.
O Comandante do 26º Grupamento de Bombeiro Militar, Carlos Roberto da Rocha Junior, afirmou que, segundo as estatísticas de salvamento dos últimos anos, a média de idade das vítimas socorridas fica entre 12 e 17 anos, um fato alarmante que mostra a necessidade de reformulação das medidas de segurança e do planejamento do evento.
Além disso, o Capitão-Tenente Edson Roberto Santana Monteiro disse que, pelas normas da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, em seu Artigo 0416, as solicitações para esse tipo de evento devem ser feitas com um mínimo de 45 dias de antecedência, para que possa haver um planejamento adequado. Devido à mudança de governo, e sendo o Carnaval de 2013 realizado entre os dias 08 e 12 de fevereiro, não houve tempo hábil para a realização desse pedido, impedindo uma organização competente.
A programação dos blocos de rua acontecerá normalmente.
 

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217