Cais do Abraão será inaugurado em setembro

25/08/2011 10:38

 

TurisAngra e a comunidade do Abraão discutiram o ordenamento do novo espaço

 

A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma reunião para tratar do ordenamento do novo cais de turismo do Abraão com alguns de seus principais usuários. O encontro aconteceu na Casa de Cultura do Abraão, na Ilha Grande, e reuniu agentes e guias de turismo, barqueiros e representantes da comunidade em geral. A inauguração oficial do novo cais está programada para o dia 6 de setembro, mas o local já vem sendo utilizado pelas embarcações desde julho.

 

O novo cais de turismo do Abraão é para uso exclusivo de passageiros. A reunião foi uma iniciativa da TurisAngra para discutir com os usuários boas práticas de utilização do novo espaço, visando sua conservação, segurança e o bem comum para moradores e turistas. Ficou esclarecido o que é permitido e o que é proibido na utilização do local. Os participantes puderam discutir e fazer sugestões.

 

O presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, conduziu a reunião, que contou com a presença da secretária e do subsecretário de Obras da prefeitura, Elenize Santana e Vingle Martins, além de representantes da Capitania dos Portos, da Polícia Militar e de outros setores da prefeitura.

 

 – Queremos que vocês se organizem para que haja utilização sem conflitos – ressaltou Daniel Santiago, que destacou a necessidade de cooperação e bom senso da parte dos usuários: – As autoridades irão fiscalizar, mas não há fiscalização mais eficaz do que a que pode ser feita por vocês – afirmou. As autoridades destacaram que irregularidades devem ser denunciadas à Capitania dos Portos.

 

 

O capitão André Luís de Oliveira, da Capitania dos Portos, falou sobre o ordenamento do espaço aquaviário e a prevenção de acidentes e abalroamentos.

 

 – Todos devem evitar manobras imprudentes, para que não haja acidentes – disse ele. – Quando tivermos a sensação de ordenamento, os senhores serão os primeiros a ficar satisfeitos, e os turistas ficarão satisfeitos também – afirmou o capitão, dirigindo-se ao público presente, de cerca de 70 pessoas. 

 

 Foram distribuídas cópias do decreto Nº 7.781, de março deste ano, que dispõe sobre a utilização dos cais localizados no município. Os pontos considerados mais importantes foram ressaltados. Cada embarcação terá até 20 minutos para o embarque e desembarque de passageiros. A medida é para facilitar o fluxo e o ordenamento da grande quantidade de embarcações que trafega no Abraão. De acordo com dados da Capitania dos Portos, cerca de 250 embarcações desembarcam no Abraão por dia no período de alta temporada.  Além disso, estão proibidos o mergulho, a pesca, a venda de produtos e serviços, o tráfego de ciclistas, dentre outras vedações.

 

 – Tudo isso é em nome do conforto e da segurança. As normas são coisas básicas, fundamentais – resumiu Daniel Santiago.

 

Os participantes fizeram questionamentos e sugestões sobre acessibilidade para deficientes, desembarque de compras de moradores, adaptação de lixeiras etc. Algumas das considerações estão sendo analisadas pela TurisAngra. 

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217