Acessibilidade em Mangaratiba

10/08/2011 14:48

Alunos e pacientes surdos de centro de reabilitação ganham telefone.

 

Mangaratiba é a segunda cidade a disponibilizar este tipo de serviço na Costa Verde.

Acessibilidade. Após a comunicação via internet e celular com o SMS, uma nova ferramenta está à disposição da população e, em Mangaratiba, de alunos e pacientes surdos do Centro Educacional de Reabilitação (CER) Emanuela Ribeiro de Souza. Trata-se do teletexto. A primeira comunicação alternativa do município, que é um aparelho acoplado ao telefone convencional que possibilita o usuário surdo ou com algum problema auditivo de se comunicar com um receptor que ouve normalmente. Para usar o telefone é necessário ser alfabetizado ou ter o apoio de outra pessoa para realizar a chamada. Na Costa Verde, Mangaratiba é a segunda cidade a disponibilizar este serviço. O outro teletexto fica em Angra dos Reis.

A inauguração do teletexto aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 2, com a presença dos alunos e pacientes, e seus pais, que serão beneficiados com a novidade. “Eles não têm meio de comunicação para falar com seus parentes se ocorrer algo com eles na escola. Agora isso é possível. Não tem como você incluir socialmente se você não oferecia comunicação”, declarou a diretora geral do CER, Gerlaine Lisboa.

 

Como funciona:

O dispositivo também é conhecido como Telecommunications Device for the Deaf (TDD) (Dispositivo de Telecomunicação para Surdos) e custa aproximadamente R$ 2 mil. O aparelho é acoplado a um telefone convencional. Nele o surdo retira o telefone do gancho, em seguida, disca para a operadora – no caso de Mangaratiba 142. Do “outro lado da linha” um atendente faz a intermediação entre o surdo ou quem tem deficiência auditiva com o ouvinte, como discar o número desejado, inclusive para celular. No teletexto toda a conversa é digitada pelo usuário e as respostas, em tempo integral, são enviadas para o aparelho, onde o surdo faz a leitura da resposta.

Clique para acessar nossas redes sociais

 

 

ACUPUNTURA E SHIATSU

Alexandre Shiguenori Yatabe

Rua Raul Rangel, 121 - Centro - Itaguaí

Tel.: (21) 2688-6217